domingo, 1 de junho de 2014

Vida Real - Eu Li "Garota, Interrompida"

O filme "Garota, Interrompida", protagonizado pela maravilhosa Winona Ryder, é um dos meus favoritos da vida, mas eu nunca havia lido o livro que o inspirou... até agora!


Eu nunca tinha encontrado esse livro - na verdade acho que ele ainda não havia sido lançado no Brasil (me corrijam se eu estiver errada!), pois essa edição da Editora Única é do ano passado e eu nunca tinha visto outra nas livrarias nem nas lojas virtuais. Por isso, quando me deparei com ele na Saraiva há algumas semanas, nem pensei duas vezes e o trouxe para casa. Adiei um pouco essa leitura, pois estava priorizando outras, mas aproveitei um tempo livre para lê-lo.

"Em um estranho sentido, éramos livres. Tínhamos chegado ao fim da linha. Não tínhamos mais nada a perder. Nossa privacidade, nossa liberdade, nossa dignidade: tudo isso tinha acabado. Estávamos despidas até o osso." (p. 110)

O livro, escrito por Susanna Kaysen, é uma espécie de diário não linear, em que ela conta sobre as experiências que viveu durante os dois anos que passou internada no hospital psiquiátrico McLean, dos 18 aos 20 anos de idade.
A história nos faz refletir sobre o que é a loucura e como a insanidade está mais próxima de nós do que podemos imaginar. Se esse livro fosse de ficção, eu diria que as personagens são muito bem construídas, mas como se trata de uma história real, o que posso dizer é que as meninas que conviviam com Susanna no hospital eram todas extremamente intensas e verdadeiras.

"O mundo não havia parado só porque não estávamos mais nele" (p.105)

Se você já assistiu ao filme, vai perceber algumas modificações que foram feitas na história para a adaptação cinematográfica, especialmente a parte que envolve as personagens Daisy e Lisa.
É muito bacana poder recriar as personagens a partir do ponto de vista da própria Susanna, que consegue nos transportar para aquele universo e nos transmitir sensações únicas.


Eu super recomendo a leitura, mas já aviso que é um livro forte e não indicado pra quem anda fragilizado emocionalmente, pois trata de temas como suicídio, automutilação e várias outras coisas pesadinhas que podem acabar piorando a situação de quem não está muito bem.
E vocês, já leram o livro? Já assistiram ao filme? Me contem aí! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante! :)

2013 © Todos os direitos reservados - Layout desenvolvido por Alexandre Costa